Campanhas em redes sociais se tornaram a menina dos olhos dos profissionais de marketing. O universo de possibilidades que estas campanhas oferecem além do fato de ainda ser uma novidade, está levando muitos profissionais a buscar este caminho. Entretanto engana-se quem pensa que o trabalho de social media marketing é moleza. O profissional que achar que trabalhar com social media é igual a ficar no Twitter e no Facebook o dia todo certamente vai sofrer para se adaptar ao mercado.

A elaboração de estratégias para as redes sociais cada vez mais está sendo demandada pelos altos diretores e presidentes das grandes empresas, e seus resultados serão olhados bem de perto por eles. Além disso, como já ocorria com os profissionais de marketing no passado, muitas estratégias têm objetivos ambiciosos, e precisam de muito planejamento e organização para atingir o sucesso.
Além disso, existe o fato de que as redes sociais nunca dormem. Isso significa que se quer ser um profissional de social media, provavelmente vai precisar trabalhar no seu tempo livre, tuitar da fila da padaria, ou da mesa do bar, acessar o Facebook o tempo todo e provavelmente vai dormir com o smartphone embaixo do travesseiro. As pessoas frequentemente subestimam o comprometimento necessário para se trabalhar com social media marketing.
Também se engana quem pensa que o papel do profissional é apenas gerar conteúdo, moderar promoções e responder meia dúzia de comentários. Um profissional desta área precisa estar o tempo todo no ar, e ser extremamente rápido na hora de reagir a alguma crise. De nada serve o profissional que apenas identifica um problema e leva para seus superiores ou para o cliente.
O verdadeiro social media em um momento de crise já elabora rapidamente uma resposta ou uma estratégia, dependendo do cliente apenas para uma eventual aprovação. Tudo acontece muito rápido nas redes sociais, e o profissional que não consegue ser proativo jamais vai superar os imensos obstáculos que vão surgir em seu caminho.
De qualquer forma este profissional será cada vez mais importante nas empresas. Ao mesmo tempo em que ganhará importância na definição de estratégias, também será mais cobrado, com metas cada vez mais ousadas e uma concorrência cada vez maior.

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Sobre Flávio Luizetto

Sócio e Diretor de Operações da WebTraffic, certificado GAP (Google Advertising Professional), e certificado Google Partner. Especialista em internet, usabilidade, performance, ROI e Interação em Redes Sociais (SMM). Palestrante em diversos eventos como o Search Labs’10, a III Semana de Marketing da Faculdade Cásper Líbero, palestra sobre Redes Sociais para 300 franqueados do Rei do Mate e vencedor do Prêmio Rotary de Liderança Juvenil.

Comentários

  1. Renan disse:

    Haja proatividade! mas é inteiramente verdade.
    Parabéns Flávio.
    e obrigado pela colaboração.
    Abraços.

    • Flávio Luizetto disse:

      Oi Renan!
      Que bom que gostou, realmente o trabalho em redes sociais demanda bastante atenção.
      Obrigado pelo comentário, sempre que puder pode contribuir.
      Abraços,

  2. Excelente texto. Embora seja um trabalho bastante divertido, é também muito sério e envolve total determinação, disposição e tempo.

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