Com os internautas passando cada vez mais tempo nas redes sociais, realizar ações de social media marketing se tornou imprescindível para empresas que desejam um bom relacionamento com seu público. Grandes marcas estão investindo pesado em campanhas e aplicativos, além de equipes especializadas para criar, gerenciar e divulgar perfis e conteúdo nas redes.

Muitos podem se sentir seduzidos pela ideia de conseguir um grande número de seguidores de forma rápida, através de sites que oferecem seguidores “reais” em troca de algum pagamento. O que leva muitas empresas a cometerem este erro é a ideia de que uma página com mais seguidores parece mais respeitável e tem mais credibilidade do que uma com poucos seguidores.

O problema é que estes sites são apenas intermediários de empresas na Índia, no Paquistão e em outros países, onde são produzidos milhares de perfis fake, que são entregues junto com alguns poucos usuários reais, e não servem para absolutamente nada, a não ser engordar os números de sua rede social. Isso porque usuários fake não vão divulgar sua marca e seus conteúdos, e muito menos, comprar seus produtos. E mesmo aqueles poucos usuários reais que vieram no balde, também têm uma chance bem pequena de acabar se tornando um cliente de fato.

Veja todas as grandes marcas e empresas bem estabelecidas no mercado e se pergunte se elas cortaram caminhos e usaram atalhos para chegar ao sucesso. Eu acho mais provável que tenham conseguido isso com trabalho duro, bons produtos e conteúdo relevante capaz de convencer potenciais compradores.

Por mais trabalhoso que seja manter uma rede real de relacionamentos, produzir conteúdo sempre, e manter um diálogo constante com seus seguidores, quando você faz isso, não tem apenas seguidores, e sim pessoas inclinadas a comprar seus produtos e transformar seus investimentos em lucro. É muito melhor ter cem pessoas que de fato gostam da sua marca e consomem os seus produtos, do que mil que nem sequer existem.

No final das contas, estimular um crescimento natural de suas redes sociais pode demorar para acontecer, mas quando você tiver uma base sólida, dificilmente vai perde-la. Pessoas reais têm amigos reais e interesses reais, e quando você consegue formar uma base sólida de seguidores, suas informações ganham um potencial incrível de viralização, podendo alcançar os amigos dos seus fãs, os amigos dos amigos, e assim por diante.

Por isso se você deseja uma presença efetiva nas redes sociais, com um ótimo potencial de retorno, e não possui tempo, nem recursos, nem pessoal para isso, procure uma agência qualificada para realizar ações de social media marketing, e pense em um plano de longo prazo integrado com as outras formas de comunicação que já está usando.

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Sobre Flávio Luizetto

Sócio e Diretor de Operações da WebTraffic, certificado GAP (Google Advertising Professional), e certificado Google Partner. Especialista em internet, usabilidade, performance, ROI e Interação em Redes Sociais (SMM). Palestrante em diversos eventos como o Search Labs’10, a III Semana de Marketing da Faculdade Cásper Líbero, palestra sobre Redes Sociais para 300 franqueados do Rei do Mate e vencedor do Prêmio Rotary de Liderança Juvenil.

Comentários

  1. Weverton Guedes disse:

    Verdade, muitos se deixam seduzir por esse método ilusório. Acham que conseguirão visibilidade por causa de um número robusto de followers. Alguns até conseguem algum benefício, como o caso da @twittess (a Tessália, que até chegou no BBB), mas o que ela conquistou foi amplamente ofuscado pela ridicularização de milhares de usuários do twitter, blogs e portais. No caso de marcas, isso é ainda pior…

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