Você sabia que os temas que mais geram engajamento no Facebook são religião e esportes? A página “Jesus Daily” nos Estados Unidos é a campeã disparada no engajamento, deixando para trás gigantes como o Justin Bieber e a Lady Gaga. Além disso, páginas relacionadas ao futebol estão constantemente entre as dez com o maior engajamento. Isso mesmo considerando que o maior público da rede social está nos Estados Unidos, que simplesmente ignora o esporte.

Estas páginas relacionadas a times de futebol, apesar de sempre se manterem entre as lideres de engajamento, acabam flutuando um pouco mais, de acordo com a performance do time no momento. Por outro lado, páginas de cunho religioso conseguem manter o engajamento ativo o ano todo, cultivando picos em datas sazonais, como o Natal e outros feriados religiosos. Mas o que isso pode ensinar para as empresas que atuam no Facebook?

Se você tem uma página empresarial no Facebook já deve ter lido em diversos lugares que o conteúdo é o principal fator que leva os usuários a se relacionarem com a marca. Inclusive eu mesmo já escrevi isso dezenas de vezes neste espaço. Porém nem sempre é assim. Muitas marcas já possuem um certo apelo natural, seja pelo segmento em que atuam, seja porque já trabalharam por anos, ou até décadas, com a construção de valores que são reconhecidos pelo público.

É claro que você vai conseguir ótimos resultados se publicar conteúdos interessantes e relevantes para o seu público. Artigos técnicos relacionados aos produtos que você vende, informações de bastidores, imagens da linha de produção, e depoimentos dos profissionais que desenvolvem o produto também são muito bem vistos, e ajudam o público a conhecer o seu negócio. Informações deste tipo ajudam a estabelecer uma relação de confiança e certamente são convertidas em vendas posteriormente.

Agora o que as páginas campeãs de engajamento nos mostram é que no fundo os assuntos que mais geram engajamento são aqueles relacionados à emoção das pessoas, suas paixões. Eu mesmo já fiz esse teste nas páginas que administro. Eu comecei a misturar o conteúdo mais relevante da marca, com pequenas mensagens de apelo mais emocional. Pequenas frases desejando uma boa semana, ou simplesmente uma pequena mensagem de motivação geram mais que o dobro de engajamento. Este engajamento é fundamental, pois ele define como suas publicações vão aparecer no feed dos seus fãs. Páginas com maior engajamento são mais bem posicionadas que páginas com menos engajamento.

Por isso, se você acha que apesar de ter uma boa base de fãs eles pouco interagem com a sua página, pode ser que o seu conteúdo seja demasiado técnico, ou simplesmente não está levando o público a interagir. Com isso sua página perde relevância, suas publicações aparecem menos no feed de notícias dos fãs, e consequentemente o engajamento diminui ainda mais. Por isso publicações que pouco ou nada tem à ver com a sua marca ou negócio, mas que trazem uma resposta positiva do público devem ser usadas diariamente, para manter a sua página próxima do seu público, e consequentemente melhorando a relevância daquelas publicações que de fato interessam ao negócio, como lançamentos de produtos e promoções.

Para mais dicas sobre como trabalhar com redes sociais e marketing digital continue seguindo o Blog da WT…

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