Ações em redes sociais estão na moda. Hoje não tem nenhuma empresa que não esteja ao menos interessada em conhecer melhor estas plataformas. Valores significativos do orçamento de marketing estão sendo direcionados para as redes sociais, sejam em campanhas de anúncios, no monitoramento da marca, em promoções ou no gerenciamento de perfis e criação de conteúdos.

Neste sentido, percebi nos últimos meses que estes podem ser definidos como os quatro pilares fundamentais das ações em redes sociais. A importância maior ou menor em cada um deles depende dos objetivos de cada ação. O que é importante você pensar é que uma influencia diretamente na outra.

Monitoramento

Hoje em dia é impossível ter controle sobre o que as pessoas falam da sua marca na internet. A única possibilidade é usar ferramentas para monitorar o que, quem, e como estão falando da sua empresa, ou dos seus produtos na rede.

Promoções

Uma das grandes vantagens das redes sociais é a possibilidade de criar promoções para atingir um número enorme de pessoas sem a necessidade de investir grandes recursos em mídia. A internet tem um poder de viralização impressionante, e quanto melhor (ou maior) for o prêmio da ação, mais pessoas serão impactadas espontaneamente.

Gerenciamento de perfil e criação de conteúdo

Quando pensamos em campanhas de social media marketing, pensamos basicamente em Facebook, Twitter, YouTube, e blogs. Neste contexto cada uma destas redes possui objetivos bem distintos e específicos. Eu considero que a melhor forma de trabalhar é dar prioridade total ao conteúdo. Neste sentido o ideal é montar uma estratégia ou cronograma de conteúdos a serem desenvolvidos para o blog e para o YouTube. Nestes canais você possui liberdade e controle total sobre o conteúdo que deseja transmitir. Desta forma pode-se usar o Facebook e o Twitter mais como geradores de tráfego para estas mídias onde o conteúdo será mais rico. Em outro artigo vou falar melhor sobre como usar cada canal.

Campanhas de anúncios

Apesar do potencial de viralização das mensagens nas redes sociais, você sempre pode dar uma forcinha comprando alguns anúncios nas próprias redes. Falando por experiência própria, anunciar no Facebook está dando ótimos resultados. Seja para aumentar o número de seguidores na sua FanPage, ou para ativar uma promoção em poucos dias, campanhas de anúncios são cruciais para uma campanha completa em redes sociais.

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Sobre Flávio Luizetto

Sócio e Diretor de Operações da WebTraffic, certificado GAP (Google Advertising Professional), e certificado Google Partner. Especialista em internet, usabilidade, performance, ROI e Interação em Redes Sociais (SMM). Palestrante em diversos eventos como o Search Labs’10, a III Semana de Marketing da Faculdade Cásper Líbero, palestra sobre Redes Sociais para 300 franqueados do Rei do Mate e vencedor do Prêmio Rotary de Liderança Juvenil.

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