Como profissional de marketing digital, e fã de tecnologia eu estou sempre pronto para testar qualquer novidade. Quando os QR Codes começaram eu achei que era uma ótima ideia, facilitando o acesso de usuários de aparelhos móveis às informações sobre produtos, e campanhas de marketing. No começo eu baixava todo e qualquer código que eu via, e inclusive consegui algumas vantagens.

O problema é que com o tempo a recompensa por você baixar o código começou a ser cada vez menos compensadora, e em muitos casos sequer existia. Isso levou os QR Codes a ser apenas um obstáculo para se conseguir informações adicionais.

Um estudo da comScore mostrou que nos Estados Unidos menos de 5% dos usuários de dispositivos móveis já usaram algum QR Code. Os motivos vão desde a tecnologia inadequada, a falta de informações e a percepção de que não agregam valor algum.

O fato é que já se passou tempo o suficiente para que os QR Code se estabelecessem no mercado, mas a realidade mostra que apenas alguns poucos heavy users de fato usam os códigos. Ao mesmo tempo, algumas outras alternativas vão surgindo, que podem tomar o espaço dos QR Codes, como as buscas por imagens, e mesmo os sensores de proximidade.

E você leitor, costuma usar os QR Codes? Acha que eles são úteis?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre Flávio Luizetto

Sócio e Diretor de Operações da WebTraffic, certificado GAP (Google Advertising Professional), e certificado Google Partner. Especialista em internet, usabilidade, performance, ROI e Interação em Redes Sociais (SMM). Palestrante em diversos eventos como o Search Labs’10, a III Semana de Marketing da Faculdade Cásper Líbero, palestra sobre Redes Sociais para 300 franqueados do Rei do Mate e vencedor do Prêmio Rotary de Liderança Juvenil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.