Otimizar SiteMuitas pessoas pensam que otimizar um site é aplicar nele técnicas e conceitos de SEO. Entretanto, otimizar um site e/ou ter um site otimizado vai muito além da implementação do SEO para melhor aparecer nos buscadores.

Basicamente, para ter um site otimizado são necessárias três técnicas diferentes: SEO; Links Patrocinados; e Usabilidade.

Da óptica de SEO, acredito que a maioria de vocês que estão lendo este post já deve saber seus benefícios. Ou seja, ter um site com técnicas e conceitos de SEO aplicados irá fazer com que o conteúdo, estrutura e objetivos de seu site sejam melhor compreendidos pelos buscadores. Isto beneficiará seu site deixando-o melhor posicionado nos resultados orgânicos ou naturais dos buscadores, fazendo a audiência aumentar.

Uma outra coisa que talvez alguns de vocês não saiba é que quando um site é otimizado, ou seja, quando são aplicadas nele técnicas e práticas de SEO, ele normalmente (ou pelo menos deveria ser) tem uma estrutura / arquitetura amigável e que auxilia o usuário a encontrar o que deseja em seu site. Não basta apenas captar tráfego para seu site, é preciso cuidar dele e auxiliá-lo, uma vez que está em seu ambiente.

Uma boa arquitetura também auxilia você a obter o certificado da W3C, órgão que analisa se o site foi bem construído e auxilia os usuários a encontrarem o que procuram.

O terceiro ponto que quero abordar, e que fará o link com os dois anteriores, é a relação que um site bem construído tem com a compra de Links Patrocinados. Para explicar essa relação é necessário explicar o conceito de índice de qualidade, que vou abordar de dois pontos de vista: by Google e by Lucas Nunes.

O conceito de índice de qualidade by Google é mais simplista, até porque ele não quer abrir todas as suas regras de negócios e segredos. Ele diz que índice de qualidade é composto por:
Links Patrocinados - Usabilidade

Ele apresenta também de forma matemática, como é feita a análise e o cálculo do índice de qualidade. Veja um exemplo abaixo do próprio buscador:
webtraffic.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/02/imagem-post-05-3.jpg1-1024x473.png" alt="Cálculo de Usabilidade e Links Patrocinados" width="640" height="295" />

Agora quando penso em índice de qualidade, penso principalmente em quais seriam estes tais “outros fatores” citados anteriormente. Um deles é que o buscador possui um crawler que lê sua estrutura de Links Patrocinados (isso mesmo, pode acreditar!!), assim como avalia e dá um posicionamento para seu site em SEO, este crawler analisa sua conta, sua campanha e dá uma nota para ela, para sua estrutura e organização.

O outro é o investimento de sua campanha, o budget e a verba tão cobiçados pelos buscadores. O cálculo do CTR realizado pelo Google é feito com base em 24 horas de amostra, ou seja, se sua campanha fica ativa apenas 12 horas, você certamente terá menos cliques que seu concorrente que fica 24 horas. Isso de cara faz com que você tenha recebido menos cliques que seus concorrentes em relação ao inventário total de buscas, e tenha um CTR geral menor que eles. Ou seja, quanto mais tempo sua campanha fica ativa, mais cliques você receberá, melhor será o entendimento dos buscadores quanto à relevância de sua campanha para os usuários, maior será seu investimento, e maior será o faturamento dos buscadores!

De forma resumida, índice de qualidade para mim envolve 4 pilares (CPC, CTR, Investimento, e seu Site). Veja abaixo:
Como identificar a usabilidade

Mas onde exatamente cada um destes fatores atua:

Se seu anúncio tem um alto CTR, mas o usuário entra e sai de seu site, seja porque não encontrou o conteúdo desejado ou porque não gostou da “cara” dele, sua campanha e seu site são prejudicados na avaliação do buscador aumentando o CPC de sua campanha de Links Patrocinados e diminuindo seu posicionamento no SEO.

Da mesma forma, se seu site está bem posicionado nos resultados orgânicos dos buscadores, você recebe bastante tráfego. Se os usuários gostam e navegam bastante em seu site, sua campanha de Links Patrocinadas será beneficiada com um baixo CPC e uma melhora no posicionamento.

Agora, se seu CPC é alto e mesmo assim você fica mal posicionado. Se fez um trabalho de SEO e mesmo assim seu site fica mal posicionado, é porque você precisa fazer um trabalho de arquitetura e usabilidade em seu site, ou o conteúdo de seu site é fraco e irrelevante para os usuários.

Concluindo, otimizar um site fará com que você apareça bem posicionado nos resultados orgânicos dos buscadores (SEO), fará com que você pague menos e apareça melhor posicionados em suas campanhas (Links Patrocinados) e converta mais, mostrando um ambiente mais amigável e de fácil navegação para seus usuários (W3C).

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Comentários

  1. Leo Freitas disse:

    Muito bom este artigo.
    Essas informações são bem valiosas.

  2. Muito interessante esse artigo.
    Recomendo!

  3. Fábio Pessoa disse:

    Olá Lucas,
    Primeiramente parabéns pelo artigo muito bom!
    Esses Quatros Pilares que você mostro ficou show de bola e fácil para compreender, só trabalhando os quatros em conjunto para ter bons resultado.
    Valeu por contribuir com a comunidade com conteúdo de qualide.

    Atenciosamente, Fábio Pessoa

    • Lucas Nunes disse:

      Fábio, tudo bem?
      Aos poucos vamos conseguir subir diversos materiais bacanas que temos e muitas vezes utilizamos para treinamentos e apresentaçoes, como é o caso deste artigo.
      Tentarei sempre escrever algo que agrade e agregue, mas, se um dia passar por aqui e achar que nao ficou legal pode criticar OK!
      Obrigado pelo comentário.
      Abs,
      Lucas Nunes.