Muito se fala que a internet está revolucionando o mundo dos negócios. Isso é mais ou menos verdade. Com a internet hoje é possível alcançar pessoas e vender produtos de qualquer parte para qualquer lugar no mundo. É possível interagir com o usuário em tempo real, monitorar sua marca na rede e fazer campanhas extremamente segmentadas.

Entretanto nada disso muda a essência do mundo dos negócios. No fundo, o que os consumidores continuam buscando são produtos e serviços de qualidade, durabilidade e com bons preços. Eles buscam uma experiência positiva com a marca e quando a tem, voltam para ela e indicam para os amigos. Da mesma forma, se a experiência for negativa, além de não voltarem para a marca, ainda dizem para todos que conhecem, como aquela empresa o lesou, e que não devem confiar em seus produtos ou serviços.

Isso acontecia antes da internet, e continua sendo a verdade essencial que norteia o comportamento do consumidor. A diferença é que na internet a dimensão é muito maior. Quando um consumidor gosta de um produto, sempre recomenda para dois ou três amigos. Porém quando não gosta envia para toda a lista de amigos no e-mail e nas redes sociais.

A mesma coisa vale para a forma como as pessoas pesquisam antes de comprar. Antes da internet, o consumidor visitava várias lojas, avaliava qual oferecia os melhores preços e condições e decidia pelo produto. Na internet o mesmo ocorre. A diferença é que é possível pesquisar muito mais rápido e conversar com ainda mais pessoas que já conhecem a marca, saber suas opiniões e experiências.

Desta forma, não basta apenas ter um bom site, bonito e funcional, e adotar uma estratégia agressiva de links patrocinados e SEO para levar milhares de pessoas para seu site. Se seus produtos não tiverem bons preços, qualidade, durabilidade e exclusividade, estas estratégias podem até funcionar no curto prazo, mas com o tempo, os consumidores simplesmente não voltarão. A internet não é um negócio, é apenas uma plataforma muito mais eficiente que os outros meios de comunicação. Ela apenas reproduz com mais velocidade, e para mais pessoas, o que já acontece nos relacionamentos sociais e comportamentos de consumo.
Este texto foi uma contribuição de Gustavo Nallin, Redator da WebTraffic.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre WebTraffic

Somos uma Agência Digital Full Service com dez anos de atuação no mercado e pioneira em Marketing Digital no Brasil. Planejamos, implementamos e executamos ações completas para a internet com foco em performance e resultados. Links Patrocinados, Desenvolvimento Web, E-Mail Marketing entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.