Na semana passada a e-bit divulgou a 23° edição do Web Shoppers, relatório sobre o e-commerce no Brasil. Esta edição apresentou um panorama do comércio eletrônico no país no ano de 2010, além de perspectivas para o ano de 2011. Alguns dados muito interessantes mostram a força do setor, que está se tornando rapidamente um dos melhores modelos de negócio para varejistas e vendedores de produtos e serviços em geral.

Entre alguns dados destacados no relatório, podemos apontar o crescimento de 40% em relação a 2009, de R$10,6 bilhões para R$14,8 bilhões em 2010. Este crescimento é reflexo do aumento do poder de compra da população, bem como do ingresso dos consumidores da classe C na internet. Também houve um incremento de 11% no valor médio das compras (ticket médio), de R$335 em 2009 para R$373 em 2010.

Durante o ano passado, 23 milhões de usuários registraram 40 milhões de pedidos. Se lembrarmos que o acesso à internet no Brasil não para de crescer, e que hoje já chega a 73,9 milhões de pessoas, fica fácil imaginar até onde é possível chegar. Outros motivos que apoiam este crescimento foram o aumento na segurança e na confiança dos consumidores, as facilidades de parcelamento e entregas, e o crescimento do mercado de produtos que antes eram considerados ruins para o e-commerce, como roupas e sapatos. Também vale lembrar a importância dos comparadores de preços, que facilitam bastante a decisão dos consumidores.

Outro fator que chamou a atenção em 2010 foi o crescimento dos sites de compras coletivas. Eles já existiam antes, mas foi no ano passado que ganharam força e conquistaram uma legião de consumidores em busca de preços mais do que especiais. De acordo com o e-bit, 61% dos entrevistados declararam conhecer o conceito de compras coletivas, e destes, 49% já realizaram alguma compra. Entre os que já compraram, 82% pretendem realizar outra compra nos próximos 3 meses, e 58% dos que ainda não participaram da modalidade, pretendem adquirir algum serviço ou produto desta forma.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre Flávio Luizetto

Sócio e Diretor de Operações da WebTraffic, certificado GAP (Google Advertising Professional), e certificado Google Partner. Especialista em internet, usabilidade, performance, ROI e Interação em Redes Sociais (SMM). Palestrante em diversos eventos como o Search Labs’10, a III Semana de Marketing da Faculdade Cásper Líbero, palestra sobre Redes Sociais para 300 franqueados do Rei do Mate e vencedor do Prêmio Rotary de Liderança Juvenil.

Comentários

  1. Pingback: O que fazer para meu negócio dar certo na internet? |

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.