Hoje vamos falar sobre o principal atributo da otimização de sites: o conteúdo. Apesar do crescimento no uso de vídeos, imagens, e outros elementos, o texto ainda é a principal forma de passar informações para o usuário que navega no seu site. Ao mesmo tempo, é através de texto que mecanismos de busca como o Google localizam o seu site, e indicam como resultado para alguma pesquisa específica.

Por isso, quando você vai fazer um site, a primeira coisa que precisa se perguntar é: para quais buscas eu quero que cada página do meu site seja mostrada. Escolha um termo principal para cada página, de acordo com o que cada uma oferece, e com o público alvo daquela página específica. Estude o volume de buscas destes termos no Google Insights for Search, ou outra ferramenta de estimativa de tráfego. Depois que você tiver escolhido as palavras-chave de cada página, é hora de construir o texto, pensando sempre em três elementos principais:

Hierarquia (camadas) – Procure montar o seu texto de forma que as informações mais importantes estejam no topo. Crie novas camadas, com subtítulos, caixas de texto, e até subpáginas para facilitar ao usuário encontrar as informações que procura.

Relevância – A relevância indica a quantidade de vezes que a palavra-chave aparece no texto com relação ao todo. O ideal é que ela seja cerca de 7% do texto, mas isso não é uma regra. Procure construir long tails diferentes ao repeti-las no texto. Nem sempre os usuários vão pesquisar exatamente a sua palavra-chave, por isso quando você a usa associada a outros termos comuns nas buscas, pode ganhar relevância para estes resultados.

Proeminência – Além da quantidade de vezes que a sua palavra-chave aparece, a posição dela também mostra ao buscador sua importância para a página. Procure usar sempre no título, e logo no começo do texto. Por exemplo, se sua palavra-chave for bicicletas, ao invés de escrever o título desta forma:

Aqui você encontra tudo sobre bicicletas.

Você deve trazer a palavra-chave para o início da frase, por exemplo:

Bicicletas: você encontra tudo aqui.

Pode parecer bobagem, mas detalhes como estes são extremamente importantes para os mecanismos de busca, e podem ajudar consideravelmente o posicionamento da sua página.

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Comentários

  1. Sandro disse:

    Muito importante este toque com relação a estes conceitos no próprio texto de otimização. Às vezes, estabelecemos uma cadeia lógica de informações que nem sempre coincide com os hábitos dos usuários.

    Trabalho com SEO, e acredito que estes conceitos me ajudarão a desenvolver um trabalho mais direcionado aos resultados de cada cliente.

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