Otimização de sites é um assunto que ainda gera muitas dúvidas. A grande maioria dos profissionais de marketing vê o assunto como território exclusivo de programadores web. Entretanto a realidade é um pouco mais abrangente. Além de mudanças no código do site, para facilitar sua localização pelos crawlers do Google, são fundamentais para SEO que o site tenha um conteúdo relevante, e que tenha muitos (e bons) links pela internet.

Recentemente o Google realizou uma atualização em seu algoritmo. O chamado Panda Update já está trazendo algumas mudanças de posicionamento. Em nossas conversas com outros profissionais de otimização de sites percebemos que as principais mudanças que eles viram foram bem parecidas com as que encontramos. De forma geral houve uma diminuição significativa de spammers e páginas com conteúdo fraco. Por outro lado, notamos que profissionais envolvidos com as melhores práticas em SEO, que já estavam antecipando as mudanças, tiveram mais páginas subindo nos resultados do que descendo.

Outro fator que percebemos que começou a influenciar bastante nos resultados são os botões de redes sociais. Estes marcadores como o Curtir do Facebook, o +1 do Google, o Tweet, e outros tantos, são ótimos para dizer aos buscadores do que as pessoas gostam. Ao mesmo tempo, é cada vez maior o número de pessoas que navegam enquanto estão logadas em suas redes sociais. No caso do Google, quando o usuário está logado em qualquer serviço do Google, ele pode marcar os resultados das buscas com o +1, e assim este resultado ganha enorme relevância para sua rede de contatos.

Com isso vamos ver daqui para frente resultados de buscas cada vez mais personalizados, direcionados para os hábitos de navegação daquele usuário específico e altamente influenciado pelas redes sociais. Por outro lado vemos que o PageRank possui cada vez menos influência. E você que trabalha com SEO, já percebeu alguma mudança no posicionamento de suas páginas? Concorda com as conclusões apontadas acima? Participe deixando seu comentário nos espaços abaixo…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre Flávio Luizetto

Sócio e Diretor de Operações da WebTraffic, certificado GAP (Google Advertising Professional), e certificado Google Partner. Especialista em internet, usabilidade, performance, ROI e Interação em Redes Sociais (SMM). Palestrante em diversos eventos como o Search Labs’10, a III Semana de Marketing da Faculdade Cásper Líbero, palestra sobre Redes Sociais para 300 franqueados do Rei do Mate e vencedor do Prêmio Rotary de Liderança Juvenil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.