Já é unanimidade entre os profissionais de SEO que o conteúdo é o fator mais importante para o ranqueamento de um site. Hoje vou passar algumas dicas básicas para estruturar os textos do seu site, mas lembre-se que o mais importante é ter um texto agradável e útil para os usuários.

O primeiro passo é escolher as palavras-chave principais para o trabalho. A partir daí, definimos subgrupos de palavras que devem ser associadas às principais para maior relevância de ambas. Isso pode contemplar vários níveis de profundidade, saindo dos termos específicos para os mais gerais.

Todo o conteúdo deve ser estruturado em camadas, levando em conta os conceitos de relevância e proeminência.

  • Camadas (hierarquia): A disposição da informação em camadas, tanto em uma mesma página, através de títulos e subtítulos, parágrafos e subparágrafos, como em subpáginas, é determinante para o tempo de navegação. Com textos mais curtos, divididos em assuntos específicos e páginas distintas, o usuário tem maior facilidade para encontrar exatamente o que procura, e acaba navegando por mais tempo no site, reduzindo a taxa de rejeição.
  • Relevância: significa a quantidade de vezes que uma palavra-chave deve aparecer em um texto, em relação ao seu todo. Não existe uma regra, ou quantidade certa pré-definida, mas se sua palavra-chave representar uns 7% do total do seu texto, você está no caminho certo. O importante é deixar claro para o buscador a importância daquela palavra, sem interferir na leitura do usuário. Sinônimos também são bem vindos.
  • Proeminência: quanto mais no começo da frase, maior a proeminência da palavra para os buscadores. Por isso, sempre comece a primeira frase do primeiro parágrafo com a keyword principal daquela página. Caso você tenha outras camadas mais abaixo na mesma página, você pode usar a keyword principal associada a outras keywords relevantes para as buscas.

Bom, a criação de um bom texto para a internet é um trabalho complexo e que demanda tempo, atenção e principalmente conhecimento do assunto tratado. Porém se você precisa de um texto que além de tudo seja atraente para os buscadores, entender estas três regrinhas já vai te ajudar bastante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre WebTraffic

Somos uma Agência Digital Full Service com dez anos de atuação no mercado e pioneira em Marketing Digital no Brasil. Planejamos, implementamos e executamos ações completas para a internet com foco em performance e resultados. Links Patrocinados, Desenvolvimento Web, E-Mail Marketing entre outros.

Comentários

  1. Certamente usando essa metodologia o tempo gasto para desenvolver um post aumenta muito, mas o resultado final acabará compensando, mesmo que para isso o blogueiro tenha que diminuir a quantidade de posts, porque o mais importante hoje em dia é que o seu blog tenha conteúdo relevante e bem escrito.

  2. Excelente texto, me mostrou detalhes que não sabia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.