Impactar consumidores na internet ainda é um grande desafio para as empresas, até mesmo aquelas que já estão há mais tempo no ambiente online. Por se tratar de uma atividade recente, alguns acreditam que o segredo está em atrair o maior volume de tráfego possível para o seu site.  Mas não basta direcionar tráfego, é preciso qualificá-lo, convertendo visitantes em potenciais clientes.

Cliques são importantes, mas uma conversão se dá de fato quando o objetivo final de uma campanha de marketing digital é alcançado. Por exemplo: Em um comércio eletrônico, o pedido do produto, ou seja, a venda é uma conversão. Para os sites de geração de leads, como escritórios de consultorias, a conversão pode ser o preenchimento de um cadastro para contato. Já os sites de conteúdo, como revistas online ou portais de notícias, contabilizam as page views de artigos e matérias em suas conversões.

Uma dica para otimizar as conversões de um site, antes de mais nada, é direcionar a URL das peças de sua campanha digital (banners, anúncios displays ou anúncios de links) para a página onde se encontra o produto ou serviço oferecido. É fundamental que sua landing page (página de entrada)  seja atraente e funcional. Afinal, clientes não são muito tolerantes com páginas mal projetadas. Pesquisas indicam que mais de 50% dos visitantes abandonam as landing pages em 5 segundos.

Quando o site é um e-commerce, é muito comum que a conversão não aconteça de imediato. Muitas vezes o visitante está apenas pesquisando o produto, preço, condições de pagamento e deixa para efetuar a compra em outro momento. Em alguns casos, a conversão acontece off-line, o cliente colhe as informações do produto desejado na internet e vai buscá-lo na loja física.

Uma maneira adequada de otimizar conversões é investir em estratégias de mecanismos de busca como SEO (Search Engine Optimization) e campanhas de links patrocinados. Caso você não tenha condições de executar estas tarefas, procure uma agência especializada no assunto. Os profissionais de  Search Engine Marketing (SEM) e de Bussiness Inteligence (BI) trabalham para elevar a classificação dos sites dos seus clientes, possibilitando uma maior visibilidade nas páginas de buscadores como o Google e o Yahoo, bem como otimizando conversões e Retornos sobre Investimentos (ROI).

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