Hoje eu vou falar um pouco sobre a classificação da mídia em tempos de mídias interativas. Algum tempo atrás surgiram alguns conceitos que ajudavam os profissionais de marketing a compreender melhor o campo em que estavam ingressando. Era o chamado POEM (do inglês Paid, Owned and Earned Media), ou mídia paga, própria ou merecida (espontânea).

Basicamente estes conceitos ajudavam a compreender para onde estavam sendo destinados os investimentos, além de quais destas mídias ofereciam o melhor retorno, e até quais as melhores estratégias para usá-las em conjunto. Para quem ainda não domina o conceito segue uma breve explicação:

  • Paid – É a mídia onde você paga para aparecer. Campanhas de links patrocinados, de mídia display, patrocínios, etc. A grande vantagem desta mídia é o retorno rápido, e o controle total. As desvantagens são a queda gradativa no engajamento, a pouca credibilidade e por vezes o custo.
  • Owned – É a mídia que você possui. Blogs, sites, páginas no Facebook, etc. As vantagens são principalmente o controle total do ambiente, a versatilidade, o baixo custo e a longevidade. As desvantagens são novamente a pouca credibilidade, e o tempo que levam para gerar engajamento.
  • Earned – É a mídia que você conquista. Quando sua marca ou seu produto é citado em algum blog, Twitter, ou veículo de comunicação sem que você pague por isso. É uma recompensa natural por um bom conteúdo. As vantagens são principalmente a credibilidade, a transparência e a influência direta sobre as vendas. As desvantagens são a falta de controle, a possibilidade de conterem uma mensagem negativa, e a dificuldade de mensurar.

Estas definições podem não ser perfeitas, mas por enquanto são as melhores formas de classificar as mídias que trabalhamos no marketing digital. E você, concorda com as definições acima? Deixe sua opinião nos comentários abaixo…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre WebTraffic

Somos uma Agência Digital Full Service com dez anos de atuação no mercado e pioneira em Marketing Digital no Brasil. Planejamos, implementamos e executamos ações completas para a internet com foco em performance e resultados. Links Patrocinados, Desenvolvimento Web, E-Mail Marketing entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.