Os links patrocinados foram a principal fonte de retorno sobre o investimento (ROI) para os varejistas online neste ano de 2011. Mesmo com a crescente competição de comparadores de preços como o Buscapé, ou de redes sociais como o Facebook Ads, os links patrocinados do Google AdWords continuam sendo a melhor forma de alcançar o seu público, entregando exatamente o que ele deseja no momento. Pensando nisso preparei algumas dicas quentes para turbinar o ROI das suas campanhas em 2012.

1. Anúncios mobile

A primeira dica é garantir que suas campanhas vão ser exibidas nas buscas por dispositivos móveis e celulares. Cada vez mais pessoas têm e usam esta tecnologia, inclusive em momentos finais de decisão de compra. Também é importante compreender que o comportamento dos usuários nas buscas por celular também são diferentes. Além disso é fundamental ter uma opção de clic to call e um telefone sempre à disposição para atender estas chamadas.

2. Anúncios dinâmicos

Uma novidade lançada em 2011 que deve crescer entre os grandes varejistas em 2012 são os anúncios dinâmicos. Basicamente são uma nova forma de segmentar campanhas de links patrocinados a partir das landing pages e não das palavras-chave. Para grandes sites, com muitos produtos de muitas categorias, que saem de estoque em um ritmo mais rápido do que alguém pode acompanhar. Nesta nova segmentação, você determina as páginas que deseja anunciar, e o AdWords vai escolher para quais resultados de busca a página será exibida. Isso ajuda a identificar novos termos para sua campanha, e diminui o trabalho manual de ligar e desligar campanhas conforme os produtos entram e saem do estoque.

3. Remarketing

Em 2012 devemos ver um crescimento nas campanhas de remarketing no Google AdSense. Campanhas de remarketing permitem você direcionar seus anúncios para pessoas que já visitaram seu site previamente. Você pode, por exemplo, detectar aquelas pessoas que abandonaram um produto no carrinho de compras (através do Google Analytics) e voltar a anunciar aquele produto quando houver uma redução no preço, aumentando a probabilidade de converter uma venda com aquele anúncio.

4. Use todas as extensões de anúncios

O aumento na concorrência está fazendo com que cada impressão e cada clique sejam extremamente importantes. Por este motivo cada vez mais os links patrocinados que explorarem todas as possibilidades oferecidas pelo AdWords terão um índice de qualidade maior, e serão exibidos em uma posição melhor, mesmo com um CPC reduzido.

5. Seja criativo e fuja da concorrência nos links patrocinados

Cada vez mais a concorrência e consequentemente o CPC serão maiores, especialmente para palavras relacionadas a produtos ou serviços. Uma boa forma é explorar palavras que te conectam com o seu público, mas não com os seus concorrentes. Um exemplo que eu gosto de usar é do anunciante que comprava a palavra “Viagra” para anunciar uma corretora de investimentos na bolsa. Ele fugia completamente da concorrência, mas ao mesmo tempo acertava em cheio o seu público, homem, maduro e ativo. Você pode anunciar camisetas com palavras relacionadas a viagens, com anúncios do tipo “Vai viajar? Renove o seu Guarda Roupas…”, e por aí vai.

Espero que estas dicas sejam úteis para suas campanhas de links patrocinados em 2012, e para mais dicas de marketing digital, otimização de sites e redes sociais, continue seguindo o Blog da WT…

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Sobre Flávio Luizetto

Sócio e Diretor de Operações da WebTraffic, certificado GAP (Google Advertising Professional), e certificado Google Partner. Especialista em internet, usabilidade, performance, ROI e Interação em Redes Sociais (SMM). Palestrante em diversos eventos como o Search Labs’10, a III Semana de Marketing da Faculdade Cásper Líbero, palestra sobre Redes Sociais para 300 franqueados do Rei do Mate e vencedor do Prêmio Rotary de Liderança Juvenil.

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