Sempre que uma data sazonal se aproxima eu gosto de voltar neste assunto. Pode parecer meio óbvio, mas de fato é extremamente importante antecipar o máximo possível suas ações para datas sazonais. No ano passado o dia das crianças foi a terceira maior data sazonal do ano, atrás apenas do Natal e do dia das mães.

Vamos ver alguns números do relatório anual do e-bit :

  • No ano passado o dia das crianças movimentou R$ 615 milhões no comércio eletrônico no Brasil;
  • Isso representa um aumento de 36% com relação a 2009;
  • O ticket médio na data foi de R$ 369,00;

No ano passado a categoria de produtos que teve o maior destaque no dia das crianças foi a de eletrônicos, com destaque para computadores e videogames. A categoria de brinquedos obviamente também teve um grande aumento de vendas.

Construindo o índice de qualidade

O índice de qualidade é provavelmente a métrica mais importante de uma campanha de links patrocinados. Ele é determinante para o posicionamento de seus anúncios, bem como pelo valor de CPC.

Este índice de qualidade é determinado pelo CTR histórico dos anúncios, bem como outros fatores de relevância. Basicamente o Google procura entender o comportamento do usuário, privilegiando os anúncios que oferecem o que o usuário deseja. Para isso o buscador leva em conta a relevância do texto do anúncio para o conteúdo da página, a taxa de rejeição (bounce rate) dos anúncios, e outros fatores.

Muitos anunciantes, especialmente os que trabalham com um orçamento limitado (a grande maioria), direciona boa parte de seus investimentos para estas datas. Este aumento na concorrência pode levar os valores de CPC necessários para as primeiras posições a subir consideravelmente. Por isso é fundamental chegar ao momento de pico de buscas com um bom índice de qualidade.

Estratégia de investimento

Outro fator considerado na construção do índice de qualidade é o investimento, e consequentemente a cobertura que você alcança com a sua campanha. Entretanto nem sempre é possível direcionar um grande investimento para uma campanha que tem o simples objetivo de construir um índice de qualidade para uma data sazonal. Neste caso, uma boa estratégia é restringir o horário em que a sua campanha vai rodar. Se você programar sua campanha para rodar, por exemplo, duas horas por dia, você pode conseguir uma boa cobertura neste período, sem precisar de um investimento muito grande. Se esta boa cobertura se refletir em um bom CTR, você vai acumular o índice de qualidade sem precisar gastar muito. Aí é só ir aumentando este investimento e os horários de exibição gradativamente até chegar o momento de investir pesado e exibir em todo o dia.

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Comentários

  1. Weverton Guedes disse:

    Quanto ao índice de qualidade, concordo plenamente. E para conseguir chegar no ápice da sazonalidade com uma boa qualificação, obtendo vantagem competitiva sobre os outros players, acredito que uma campanha de Links Patrocinados, por exemplo, deve começar a rodar dois meses antes. No caso do Natal até antes, levando em consideração que a competição é muito maior.

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