O índice de qualidade é a peça chave para o sucesso de uma campanha de links patrocinados no Google AdWords. Entretanto a maneira como o Google exibia o número não facilitava para o anunciante melhorar a sua nota. Durante muito tempo, uma das principais reivindicações de quem anunciava no Google AdWords era entender com mais transparência os diversos fatores que determinam o índice de qualidade.

Pois na semana passada o Google implementou uma pequena mudança que permite aos anunciantes entender três fatores de influência no índice de qualidade, e a relação entre a sua campanha e a concorrência. Agora quando você passa o mouse sobre o balão ao lado do status da palavra-chave, pode ver se sua campanha está na média, acima ou abaixo, tanto na taxa de cliques (CTR), como para a relevância do anúncio e a experiência da página de destino.

Com estas mudanças o anunciante consegue identificar com maior facilidade as ações necessárias para aumentar o seu índice de qualidade. Você pode até ter uma ideia de qual o CTR ideal para a sua campanha, mas este valor vai mudar rapidamente, seja por uma sazonalidade, ou pelas mudanças promovidas pelos seus concorrentes. Agora você consegue saber como está a sua taxa de cliques em relação aos outros anunciantes que usam aquela palavra. A mesma coisa vale para a relevância dos seus anúncios e da página de destino. Especialmente quando o seu índice de qualidade já está bom, e precisa melhorar só mais um pouco. Antes podia demorar algum tempo até descobrir as melhores otimizações possíveis, mas agora você logo vai compreender qual fator específico precisa ser melhorado.

O que você deve ter em mente é que agora todos os anunciantes vão começar a usar estas informações, por isso você pode esperar uma concorrência mais acirrada nas próximas semanas. Outra questão importante é que existem outros fatores que influenciam a composição do índice de qualidade, e que conseguir a nota máxima para a sua campanha leva tempo, conhecimento e muito trabalho. E você, caro leitor, acredita que a mudança vai ajudar a melhorar o índice de qualidade das campanhas?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre WebTraffic

Somos uma Agência Digital Full Service com dez anos de atuação no mercado e pioneira em Marketing Digital no Brasil. Planejamos, implementamos e executamos ações completas para a internet com foco em performance e resultados. Links Patrocinados, Desenvolvimento Web, E-Mail Marketing entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.