O sucesso de uma campanha de Links Patrocinados está diretamente relacionado à qualidade da página de destino dos anúncios. Até mesmo algumas métricas utilizadas para avaliar o sucesso de uma campanha no Google AdWords indicam isto, como o bounce rate, o custo por aquisição e o índice de qualidade só para citar alguns exemplos.
Hoje vamos passar algumas dicas para melhorar esta página e consequentemente, melhorar os resultados do seu investimento em links patrocinados.
O Google oferece três diretrizes básicas para que sites atendam às necessidades de seus usuários. São elas:
Conteúdo relevante e original; Transparência e Facilidade de navegação.
Hoje vamos aprofundar um pouco essas diretrizes com questões que o Google não esclarece definitivamente, mas que podem te ajudar nesta questão.
Por exemplo, o Google diz que você deve ter conteúdo relevante e original. Porém qual a quantidade de conteúdo ideal para meu site e a cada quanto tempo devo atualizá-lo?
Neste caso, a palavra de ordem é “ritmo”. Você pode atualizar o conteúdo todos os dias, uma vez por semana, a cada dois meses ou até mesmo uma vez por ano, mas mantenha uma regularidade. Se você atualiza todas as semanas, e de repente fica meses sem voltar, isso passa uma impressão ruim para o usuário.
Quanto à quantidade, evite ser redundante e inserir informações em excesso que não são necessárias para o cliente. Se seu produto ou serviço for muito complexo, e for imperativo trabalhar com uma grande quantidade de informações, faça isso em camadas, ou pense em soluções alternativas como vídeos e infográficos.
Na questão da transparência, está é uma peça chave para a sobrevivência de qualquer negócio na internet. Seja claro com relação à sua área de atuação, como seu site vai interagir com o computador do usuário na hora da compra, e como vai usar as informações preenchidas pelo visitante (caso seja necessário).
Quanto à facilidade de navegação, além da praticidade para o usuário encontrar o que deseja, e um call to action claro e direto, você também deve levar em conta como seu público acessa a internet. Isto é, se você vende para um público que possui acesso discado, ou muito lento, não deixe seu site pesado, com imagens em excesso e outras coisas que atrapalhem o carregamento.
Campanhas de Links Patrocinados são extremamente eficientes para levar tráfego para um site. Agora para transformar este tráfego em conversão é necessário que todo o site esteja alinhado com as campanhas, com os produtos disponíveis, informações pertinentes, bons preços, um call to action claro e outros fatores. Por isso, tenha em mente que uma boa campanha de links patrocinados começa pelo seu site, e contar com uma agência capaz de ajudar em todos os aspectos de sua empresa na internet é sem dúvidas o melhor caminho.

I’m really inspired with your writing skills as smartly as with the structure for your blog. Is this a paid subject or did you customize it yourself? Either way keep up the nice quality writing, it is rare to peer a nice blog like this one today..
Poderia nos dar dicas de ferramentas a serem utilizadas para montar campanhas de L P?
Leandro,
eu uso as próprias ferramentas do AdWords (como Keyword Tools e a Ferramenta de Segmentação contextual para montar a lista de palavras-chave, ferramenta de canais para montar a lista dos sites, se tiver uma campanha de Adsense, etc). Tem várias outras tbm…
Olá, Leandro.
Além das ferramentas citadas pelo Tony, que são as mais básicas do Adwords, há também diversas outras que hoje são essenciais para obter uma boa performance:
Para montar a lista de palavras-chave indicamos KeywordSpy, SEMRush, TermExtractor, SpyFu, Compete, entre outras.
Para verificar tendências de pesquisa no Google: Insights for Search e Google Trends
Para elaborar a lista de canais para rede de Display: Double Click AdPlannner e ferramenta de canais do Adwords
Para estimar o desempenho de novas palavras: Estimador de Tráfego do Google
Para analisar a concorrência: AdGooroo SEM Insight e outras.
Na WebTraffic trabalhamos com uma ferramenta própria, desenvolvida por nós mesmos, que facilita o gerenciamento de campanhas de Links Patrocinados no Google, Yahoo!, UOL e outras, e possui um sistema eficiente para mensuração de pós-clique (conversões, receita, ROI, etc), além de gerar relatórios dinâmicos e intuitivos, que economizam um tempo precioso no gerenciamento da campanha. Se quiser saber mais, acesse: http://www.pensebig.com.br
Abraços,