Anunciar no Facebook não serve apenas para aumentar a sua base de fãs, mas também pode trazer ótimas receitas para seu e-commerce. As inúmeras possibilidades de segmentação por interesses específicos permitem criar anúncios cada vez mais customizados, acertando em cheio no seu público.

Ao realizar uma campanha com foco em conversão (vendas), é interessante usar os melhores recursos que cada canal oferece. No caso do Facebook, seu maior diferencial é a possibilidade de segmentar suas campanhas a partir de gostos declarados dos fãs, o que permite oferecer seus produtos apenas para usuários com uma possibilidade mínima de compra-los. Mesmo no caso de grandes varejos, ou de produtos direcionados para um público muito amplo, os recursos de segmentação por interesse do Facebook são extremamente relevantes. Isso porque você pode anunciar os mesmos produtos, de formas diferentes, para segmentações bem específicas, sempre com uma mensagem apropriada.

Usando estes recursos de segmentação avançados, você pode criar peças mais aderentes com este target específico, aumentando consideravelmente sua taxa de cliques (CTR). Conforme o seu CTR aumenta, o Facebook vai exibir seu anúncio mais vezes e em posições melhores. Com isso seu e-commerce vai ter um tráfego mais qualificado, e sua campanha certamente terá um retorno maior sobre o valor investido. Ao mesmo tempo, procure fazer campanhas de produtos específicos, com anúncios bem detalhados, explicando exatamente o que você está oferecendo. Anúncios deste tipo costumam converter muito mais do que anúncios de categorias, ou muito genéricos.

Outros detalhes que vão ajudar bastante são a integração entre o seu site e o Facebook. Alguns sites de comércio eletrônico possuem o botão ‘curtir’ em cada produto. Desta forma, sempre que um usuário curte, ou compra um produto, a ação é divulgada em sua timeline, e seus contatos na rede podem ver aquela oferta. Ainda existem as possibilidades de montar uma loja no próprio Facebook, ou ainda, apenas uma vitrine para seu e-commerce.

Um detalhe que você deve ter em mente é que existem duas formas de calcular o ROI de uma campanha no Facebook para um e-commerce. Você pode contar apenas o investimento em anúncios que levam o usuário para o site, e as receitas provenientes destes anúncios. Outra forma é contar os anúncios dedicados a aumentar a base de fãs, e a receita proveniente do tráfego natural que a sua Fanpage leva para o site. Neste segundo caso, seu ROI será pequeno no começo, mas tende a melhorar no longo prazo, uma vez que os fãs conquistados poderão ser impactados no futuro sem nenhum custo, com promoções, concursos, lançamentos, e tudo o mais. É claro que para isso você precisa de uma estratégia boa para manter seus fãs sempre engajados, mas este é um assunto para outro artigo.

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Sobre Flávio Luizetto

Sócio e Diretor de Operações da WebTraffic, certificado GAP (Google Advertising Professional), e certificado Google Partner. Especialista em internet, usabilidade, performance, ROI e Interação em Redes Sociais (SMM). Palestrante em diversos eventos como o Search Labs’10, a III Semana de Marketing da Faculdade Cásper Líbero, palestra sobre Redes Sociais para 300 franqueados do Rei do Mate e vencedor do Prêmio Rotary de Liderança Juvenil.

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