No começo o Facebook exibia cerca de três anúncios por página. Depois passou para quatro, e hoje, chega a exibir até sete anúncios de uma só vez. É evidente que cada vez mais anunciantes estão entrando na plataforma, empolgados pelos ótimos resultados que a rede social está trazendo, tanto em engajamento no próprio Facebook, como em vendas.

Já era esperado que após o IPO o Facebook apresentasse uma postura mais agressiva do ponto de vista financeiro, e agora que o público já se acostumou com os diferentes formatos de anúncios parecia mesmo o momento certo para começar a explorar um pouco mais o potencial da plataforma. O problema é que para os anunciantes este aumento na concorrência contribui para uma redução no CTR das campanhas, e ao mesmo tempo para um aumento no CPC médio.

A solução para o anunciante é desenhar estratégias cada vez mais criativas de segmentação, com peças específicas para cada pequena faixa de público. Mesmo que o seu público seja muito abrangente, vale a pena separá-lo em camadas menores e usar imagens e textos apontados diretamente para os interesses daquele público. Ainda que o produto seja o mesmo, a forma como você o apresenta é fundamental para determinar como o público vai recebê-lo.

A única questão é que se o Facebook deseja manter o sucesso de sua plataforma de anúncios, precisará enfrentar dois desafios: em primeiro lugar, encontrar um equilíbrio entre a quantidade de anúncios exibidos, e o CPC médio das campanhas. Caso a rede social deseje usar o aumento na procura para inflacionar o CPC, pode ver seu império cair na mesma velocidade com que surgiu, especialmente depois que o Google liberar os anúncios no G+. Outra questão chave para o sucesso dos anúncios do Facebook é como vai exibir os anúncios nas plataforma mobile, uma vez que é cada vez maior o número de usuários que acessam a rede social exclusivamente pelo celular.

E você caro leitor, acha que os custos por clique estão crescendo na rede social?

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