Semana passada o Google lançou uma novidade aguardada há bastante tempo, os funis multicanais do Analytics. Com estes funis é possível identificar o caminho que o seu cliente passou até realizar a compra no seu site. Através desta nova funcionalidade é possível identificar oportunidades, mapeando quando e onde o usuário foi impactado pelas suas ações antes de realizar a compra.

A novidade mostra que duas em cada três compras são influenciadas por mais de um ponto de interação. Isso comprova o que a maioria dos profissionais de marketing já sabia: é preciso seduzir o seu público ao longo do tempo, para ele lembrar da sua marca na hora de comprar.

Os novos funis do Google realmente podem oferecer alguns bons insights para suas campanhas, ajudando a melhorar a forma como você direciona seu orçamento publicitário na internet. Quando um determinado anúncio em alguma mídia em especial estiver ligado a mais vendas que os outros anúncios, pode valer a pena redirecionar esse investimento.

Como visualizar os funis

Essa funcionalidade só está disponível na nova versão do Google Analytics. Acesse sua conta, clique no menu “Minhas Conversões” e depois em “Funis de vários Canais”. Lá você poderá visualizar:

- Conversões assistidas
- Melhores caminhos de conversão
- Intervalo de tempo
- Tamanho do caminho em interações

É possível segmentar essas informações por grupo de canais, origem/mídia, entre outras fontes de tráfego.

Como usar

Existem diversas ações possíveis a partir dos dados oferecidos pelos funis de conversões, e cada anunciante deve compreender melhor como tirar o melhor proveito da ferramenta. Entretanto a forma mais simples e eficiente é usar a associação.

Você pode separar isso de duas formas: anúncios e mídias. Primeiro veja quais mídias são mais associadas a conversões. Depois veja quais anúncios foram mais associados às vendas e quais mensagens traziam.

Cruze estas informações e descubra qual o melhor conjunto mídia X anúncio para impactar seu público em etapas anteriores à compra. Este é um trabalho contínuo e deve ser repetido regularmente para trazer impactos positivos para as campanhas e melhorar o ROI.

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Sobre Flávio Luizetto

Sócio e Diretor de Operações da WebTraffic, certificado GAP (Google Advertising Professional), e certificado Google Partner. Especialista em internet, usabilidade, performance, ROI e Interação em Redes Sociais (SMM). Palestrante em diversos eventos como o Search Labs’10, a III Semana de Marketing da Faculdade Cásper Líbero, palestra sobre Redes Sociais para 300 franqueados do Rei do Mate e vencedor do Prêmio Rotary de Liderança Juvenil.

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