O site All Facebook, especializado em notícias sobre a rede social, publicou recentemente uma série de dicas bem legais para alavancar uma campanha de Links Patrocinados no Facebook.  Prato cheio para os profissionais de social media que ainda lutam para conseguir os melhores resultados em suas campanhas. Segue abaixo um resumo das dicas, não deixe de comentar suas opiniões:

Para onde você está mandando seu tráfego?

Existe um grande debate sobre para onde enviar seu tráfego no Facebook: para uma fanpage? Um aplicativo? Uma página de destino fora do Facebook? Tudo depende dos seus objetivos, mas todas funcionam em diferentes situações.


Segmente seu público

Diferente das campanhas nos buscadores, o Facebook possui diversas opções de segmentação como idade, gênero, interesses, status de relacionamento, além das próprias keywords e muitas outras.

O problema é que este trabalho não é fácil. É preciso criar os anúncios com uma locação e público alvo de cada vez. Se você deseja montar uma campanha com estrutura muito grande, para vários perfis diferentes e em vários locais diferentes, vai ter bastante trabalho.

Uma boa dica para a segmentação é começar com um público mais abrangente e ir refinando a segmentação com o tempo. Se logo de começo você segmentar demais a campanha, depois não vai conseguir saber qual mensagem está funcionando. O interessante é coletar uma grande quantidade de dados para depois começar a refinar a estratégia.


Associe a criação com o anúncio

Leve em conta a segmentação na hora de escrever os anúncios. Se você segmentou um anúncio para Belo Horizonte por exemplo, é interessante usar o termo “Belo Horizonte” no texto. Se você escolheu um interesse específico como segmentação, também pode mencioná-lo no anúncio. Pode dar um pouco de trabalho conseguir este nível de integração entre os anúncios e a segmentação, mas com certeza vai valer o esforço.

Imagem é tudo

Uma imagem vale mais que mil palavras. A capacidade de exibir imagens é um dos pontos fortes das campanhas do Facebook, e um grande diferencial em termos de CTR e conversões. Existem diferentes formas de melhorar seus resultados, com mudanças nas imagens. Você pode testar diferentes bordas, diferentes cores, fotos de grupos de pessoas ao invés de indivíduos e mais. Também se certifique de usar imagens simples e que sejam rapidamente interpretadas além de se destacarem dos concorrentes, e sempre rastreie o que funciona no nível individual.


Escolha a estratégia certa para os lances (bid)

O primeiro passo é escolher entre o custo por clique (CPC) ou custo por impressões (CPM). No início a maioria dos anunciantes acreditava que campanhas de CPM funcionavam melhor, entretanto com o tempo começou a parecer que o Facebook favorecia as campanhas de CPC. Hoje a maioria absoluta realiza as campanhas com base no CPC, e usam o CPM para otimizar a campanha.

Como no AdWords, o lance do CPC não é determinante para a posição do anúncio, entretanto é indicado oferecer o CPC máximo possível no começo da campanha, para entregar os anúncios e construir índice de qualidade.


Controle seu orçamento

Uma limitação da plataforma do Facebook é que com ela é impossível alocar seu orçamento de acordo com a localização ou o público alvo. O Facebook divide seu orçamento de acordo com o tamanho da segmentação, tornando bem difícil colocar o seu dinheiro exatamente onde você quer sem construir campanhas separadas para cada público alvo.

Rastreie seus anúncios

É extremamente importante você rastrear exatamente o que cada anúncio está entregando em termos de retorno ao investimento. Se você anuncia grandes campanhas, pode estar desperdiçando um bom dinheiro sem uma solução que faça isso. Na ausência de uma solução do próprio Facebook, encontre um fornecedor que seja capaz de rastrear exatamente o que você precisa saber sobre suas atividades.

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Comentários

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