Os grandes varejistas do Brasil já descobriram a relevância de se investir em anúncios para portais comparadores de preços. No momento de influenciar a última etapa da decisão de compra dos usuários, realmente os comparadores de preço são imbatíveis, e garantem um dos melhores retornos sobre o investimento de todas as formas de publicidade na internet (pelo menos para as empresas que possuem os melhores preços, ou pelo menos, as melhores avaliações pelos usuários do portal).

Mas qual a verdadeira influência dos comparadores de preço nas decisões de compras dos usuários?

De uma coisa nós podemos ter certeza. O preço é o principal fator de influência, e muitas vezes o maior responsável pela escolha do cliente por esta ou aquela marca. Os grandes varejistas sabem disso, e vivem em uma disputa constante pelos melhores preços, disputa hoje travada principalmente nos sites comparadores de preço. Neste sentido portais como o EuComparo, o Buscapé, o Zura, e outros, estão sendo responsáveis por uma revolução no consumo. Hoje o usuário pode em poucos segundos descobrir os preços praticados por diferentes vendedores para um produto, e realizar a escolha que for melhor para o seu bolso, sem precisar visitar vários sites diferentes.

Outro elemento pouco reconhecido nos comparadores de preço, mas que pode ter grande influência nas decisões dos usuários são as avaliações daquele varejista. Vamos pensar que o site comparador de preços é como uma mídia, onde as empresas podem exibir seus anúncios. Levando isso em conta, é imperativo que as informações tenham credibilidade total, e que os usuários estejam seguros de que aquelas avaliações foram feitas por pessoas reais, com base em experiências reais, e que em momento algum buscam favorecer este ou aquele varejista.

A verdade é que cada vez mais os usuários buscam informações sobre os varejistas na internet, e as avaliações dos comparadores de preço são parte fundamental deste processo. O usuário que compra pela internet já amadureceu, e sabe que não adianta nada confiar apenas no preço para sua escolha, e correr o risco de receber um produto defeituoso, fora do prazo, ou até mesmo não receber nada. Neste caso o desgaste com o processo de reclamações, ou de uma possível ação judicial, faz compensar um preço levemente maior.

Pensando nisso, é cada vez mais importante investir na sua imagem junto ao cliente, realizando o melhor atendimento pós-venda, garantindo a qualidade e a entrega dos produtos, e em caso de problemas, sendo transparente e atencioso com as solicitações e dúvidas, e trabalhando para transformar as reclamações em soluções eficientes para os problemas. Desta forma naturalmente as avaliações serão favoráveis, e seus anúncios nos comparadores de preços ficarão ainda mais relevantes.

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Sobre Flávio Luizetto

Sócio e Diretor de Operações da WebTraffic, certificado GAP (Google Advertising Professional), e certificado Google Partner. Especialista em internet, usabilidade, performance, ROI e Interação em Redes Sociais (SMM). Palestrante em diversos eventos como o Search Labs’10, a III Semana de Marketing da Faculdade Cásper Líbero, palestra sobre Redes Sociais para 300 franqueados do Rei do Mate e vencedor do Prêmio Rotary de Liderança Juvenil.

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