Uma das grandes vantagens de uma campanha de Links Patrocinados é a possibilidade de avaliar previamente o potencial de mercado que ela tem. Se eu quero anunciar um produto qualquer, posso usar o Google Insights for Search para avaliar quantas buscas aquelas palavras apresentam, inclusive levando em conta as mudanças sazonais.

Com isso, é possível ter uma noção exata do orçamento necessário para alcançar 100% das buscas para os termos desejados. Caso o orçamento não seja suficiente para cobrir todo o potencial para aquelas palavras, é necessário adequar a campanha, realizando ajustes de lance de acordo com os horários, e outras otimizações.

Entretanto o orçamento não é o único motivo que nos leva a perder impressões. Quando seu anúncio fica classificado para além da oitava posição, ele só é exibido na segunda página de resultados, o que leva a perder impressões preciosas, uma vez que quase ninguém passa da primeira página dos resultados de busca.

Para avaliar como está a sua cobertura nas campanhas de Links Patrocinados, o AdWords oferece um Relatório de Parcelas de Impressões. Este relatório é muito interessante porque mostra qual percentual de impressões eu estou perdendo pela falta de orçamento, ou por um mau posicionamento. Este relatório é bem simples, e dividido em três colunas. Uma mostra a porcentagem de impressões que a campanha teve no período, a segunda, quantas impressões foram perdidas pelo orçamento, e a terceira, a parcela de perda por classificação.

Quando temos uma perda muito grande de impressões devido a uma má classificação dos meus anúncios, existem duas ações básicas aumentar a cobertura dos Links Patrocinados. Melhorar o índice de qualidade e ajustar os lances de CPC.

Para melhorar o índice de qualidade é necessário estruturar muito bem as campanhas em grupos específicos, atualizar constantemente as palavras-chave, criar listas de palavras negativas eficientes, desenvolver textos objetivos para os anúncios, e selecionar landing pages relevantes.

Para ajustar o CPC é necessário procurar as palavras que mostram a mensagem (abaixo do lance de primeira página), na aba de palavras-chave na coluna status.

O interessante quando realizamos estas ações, é que quando conseguimos um posicionamento melhor, e um índice de qualidade alto o suficiente, nossa campanha passa a consumir menos para ser exibida nas primeiras posições, e acabamos tendo uma cobertura maior, mesmo com o mesmo orçamento diário.

Acompanhe sempre no blog da WT dicas e artigos interessantes para profissionais de publicidade, marketing, mídia e search.

Dica: Como aumentar a cobertura da minha campanha de Links Patrocinados

Uma das grandes vantagens de uma campanha de Links Patrocinados é a possibilidade de avaliar previamente o potencial de mercado que ela tem. Se eu quero anunciar um produto qualquer, posso usar o Google Insights for Search para avaliar quantas buscas aquelas palavras apresentam, inclusive levando em conta as mudanças sazonais.

Com isso, é possível ter uma noção exata do orçamento necessário para alcançar 100% das buscas para os termos desejados. Caso o orçamento não seja suficiente para cobrir todo o potencial para aquelas palavras, é necessário adequar a campanha, realizando ajustes de lance de acordo com os horários, e outras otimizações.

Entretanto o orçamento não é o único motivo que nos leva a perder impressões. Quando seu anúncio fica classificado para além da oitava posição, ele só é exibido na segunda página de resultados, o que leva a perder impressões preciosas, uma vez que quase ninguém passa da primeira página dos resultados de busca.

Para avaliar como está a sua cobertura nas campanhas de Links Patrocinados, o AdWords oferece um Relatório de Parcelas de Impressões. Este relatório é muito interessante porque mostra qual percentual de impressões eu estou perdendo pela falta de orçamento, ou por um mau posicionamento. Este relatório é bem simples, e dividido em três colunas. Uma mostra a porcentagem de impressões que a campanha teve no período, a segunda, quantas impressões foram perdidas pelo orçamento, e a terceira, a parcela de perda por classificação.

Quando temos uma perda muito grande de impressões devido a uma má classificação dos meus anúncios, existem duas ações básicas aumentar a cobertura dos Links Patrocinados. Melhorar o índice de qualidade e ajustar os lances de CPC.

Para melhorar o índice de qualidade é necessário estruturar muito bem as campanhas em grupos específicos, atualizar constantemente as palavras-chave, criar listas de palavras negativas eficientes, desenvolver textos objetivos para os anúncios, e selecionar landing pages relevantes.

Para ajustar o CPC é necessário procurar as palavras que mostram a mensagem (abaixo do lance de primeira página), na aba de palavras-chave na coluna status.

O interessante quando realizamos estas ações, é que quando conseguimos um posicionamento melhor, e um índice de qualidade alto o suficiente, nossa campanha passa a consumir menos para ser exibida nas primeiras posições, e acabamos tendo uma cobertura maior, mesmo com o mesmo orçamento diário.

Acompanhe sempre no blog da WT dicas e artigos interessantes para profissionais de publicidade, marketing, mídia e search.

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Sobre Flávio Luizetto

Sócio e Diretor de Operações da WebTraffic, certificado GAP (Google Advertising Professional), e certificado Google Partner. Especialista em internet, usabilidade, performance, ROI e Interação em Redes Sociais (SMM). Palestrante em diversos eventos como o Search Labs’10, a III Semana de Marketing da Faculdade Cásper Líbero, palestra sobre Redes Sociais para 300 franqueados do Rei do Mate e vencedor do Prêmio Rotary de Liderança Juvenil.

Comentários

  1. Pingback: Links Patrocinados - Não deixe de configurar seu endereço |

  2. Super interessante o seu post sobre impressões. Muitos analistas de SEM desconhecem esse relatório de parcelas de impressões.

    • Flavio Luizetto disse:

      Legal… valew pelo elogio… o mais importante hoje e a troca de know how para a evolucao do mercado digital… sempre priorizando as boas praticas de mercado! um abraco.

  3. Pingback: Google AdWords - Programe otimizações automáticas |

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