Com as pessoas passando cada vez mais tempo no Facebook, as marcas estão cada vez mais cientes da importância de estar presente na maior rede social do mundo, e de interagir ainda mais com o público. Mas como os revendedores podem aproveitar melhor esta presença? Devem focar em entretenimento e produtos, ou usar a rede como um canal de serviço ao cliente?

Pensando nesta dificuldade em tornar uma presença na rede social mais eficiente para as estratégias de marketing, o site Mashable preparou cinco dicas bem interessantes para te ajudar. Segue abaixo um resumo, com o tempero da WebTraffic:

1-    Foque em engajamento, não em vendas
Mesmo com a possibilidade de vendas pelo Facebook já ser uma realidade (pelo menos para alguns privilegiados), ainda vai demorar um pouco para o varejo entrar de cabeça na modalidade. O mercado ainda prefere usar a rede social como uma ferramenta de CRM, gerando engajamento, com estratégias focadas em conteúdo.

2-    Desenvolva uma estratégia voltada para os produtos
Uma boa forma de trabalhar é oferecer informações sobre os produtos que os clientes não vão achar na loja, seja real ou virtual. Vale desenvolver conteúdo visualmente atrativo, que permita aos clientes aprender mais sobre design e desenvolvimento do produto, o designer que o criou, e outras informações de bastidores.

3-    Permita o diálogo
Além de produzir um conteúdo interessante para o cliente, é muito importante gerar engajamento a partir deste conteúdo, e ouvir as respostas dos clientes. Tradicionalmente as marcas de roupas são muito “protetoras” de suas marcas e imagens, mantendo certa distância dos consumidores. Em alguns casos os usuários são convidados a iniciar um relacionamento com a marca, mas percebem que a marca não está realmente preocupada com o que eles dizem.
Pode ser interessante realizar pesquisas, e é imperativo responder aos comentários dos fãs. Comece então a produzir conteúdo baseado neste feedback.

4-    Construa uma boa base de fãs
Enquanto uma boa estratégia de conteúdo e entretenimento pode fazer a sua base crescer organicamente, muitas marcas estão alavancando este número anunciando nos links patrocinados do Facebook, e desenvolvendo campanhas associadas a outras mídias.
Ações que envolvem a entrega de algum prêmio ou brinde, além de promoções de todo o tipo também são extremamente eficientes para aumentar sua base de fãs. Todavia, lembre-se sempre que as mudanças acontecem de forma rápida na internet, e que no médio prazo, está página pode ser convertida em uma plataforma de vendas. Por isso, evite inflar artificialmente sua base com ações que não sejam bem direcionadas para consumidores em potencial.

5-    Permita que sua estratégia evolua
Evite se prender a fórmulas. Mantenha seu conteúdo sempre atualizado, deixando as ações  sempre alinhadas às comunicações em outras mídias. Experimente, seja ousado nas estratégias, e verdadeiro com os valores da sua marca. Você não precisa ser engraçado para ter sucesso nas redes sociais, basta cultivar seus princípios e manter uma conversação honesta e aberta com seus fãs, que eles vão te indicar o caminho para o sucesso.

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Sobre WebTraffic

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