Muito se fala sobre a internet e os benefícios que este ambiente tecnológico vem proporcionando para o dia a dia das pessoas. Até mesmo pessoas que ainda não fazem uso deste canal já se sentem obrigadas a conhecer e utilizar a plataforma.

Porém, estes benefícios não apenas propiciam facilidades e agilidade na comunicação entre pessoas e empresas, mas permitem detectar mudanças de comportamento de maneira rápida e efetiva, possibilitando uma ação eficaz. Tanto no dia a dia dos usuários como na forma com que interagimos no meio que nos é familiar.

A primeira grande mudança que podemos perceber é que o usuário não é mais impelido a digerir uma programação pré-definida, agora na internet ele se personaliza. Ou seja, ele cria seu ambiente, a sua própria programação, tendo como foco única e exclusivamente o seu gosto, capricho, interesse ou necessidade.

Na era do marketing digital, o primordial é que as ações sejam altamente personalizadas e segmentadas. É necessário embasamento tecnológico para se obter o melhor retorno sobre o que foi investido. Tecnologia avaliando comportamento e permitindo geração focada de oportunidades.

Há algum tempo o mercado publicitário vem se preparando para a era digital, porém nem todos entendem a importância que o know how aplicado à tecnologia tem para ajudar e potencializar esta nova odisséia.

Para começar, o meio web quando trabalhado corretamente permite a mensuração completa dos veículos e canais utilizados em uma campanha, bem como dos resultados em vendas ou outras conversões.

Porém, a mensuração pura e simples não ajuda em nada se não conseguirmos analisar a informação e reagir a ela com agilidade. Analisar todo o comportamento do tráfego gera uma grande quantidade de informações e uma demanda maior ainda de pessoas para examinar de forma crítica e poder reagir a cada uma delas. Isso faz com que o tempo de reação seja muito extenso, prejudicando uma campanha como um todo. A idéia é ter apoio de ferramentas “inteligentes” para simplificar o processo.
Tive a oportunidade de ver mudanças drásticas numa campanha, relacionadas à atuação de alguma sazonalidade. Vou usar um exemplo que acontece corriqueiramente por questões climáticas, e acontece em dias de muito calor.

Detectamos grande procura por ventiladores e ar condicionados nestes dias, mas se o cliente tem uma verba diária limitando a possibilidade de visualização de seus anúncios, este pode ser um problema. Nos dias de extremo calor a procura pelos produtos aumenta, então é necessário ter uma reação muito rápida, ajustando a campanha para que possa obter o máximo deste dia. Pois se demorarmos a ajustar a campanha perderemos o dia de calor e uma ótima oportunidade de venda destes produtos.

Ou seja, se uma sazonalidade destas não é identificada rapidamente, acaba trazendo um prejuízo significativo para a campanha, já que neste caso ela fica fora do ar em parte do dia quente, quando a tendência de conversão é muito maior.
Este exemplo nos mostra o quanto é importante conseguirmos mensurar, analisar e reagir rapidamente a uma campanha, caso contrário teremos campanhas ineficazes.

Cada vez mais as plataformas para administração de campanhas que fazem uso de inteligência artificial se farão necessárias.
Isso porque apenas computadores e sistemas orientados a partir do know how adquirido serão capazes de analisar tamanha quantidade de informação em tempo hábil, e, por fim, poder reagir a sazonalidades e outras intempéries que influenciam no andamento de uma campanha on-line.
Imagine que uma grande campanha de links patrocinados pode ter mais de 35 mil palavras. Isso faz com que gerenciá-la seja uma tarefa impossível de ser realizada por uma pessoa ou até mesmo por uma equipe. Nenhum ser humano, por mais hábil que seja, conseguirá cruzar informações de clicks, pós-clicks e metas concluídas de cada um dos termos com uma quantidade tão grande de termos. Porém, um sistema com inteligência artificial pode fazê-lo com a frequência adequada, maior precisão e qualidade.

Faço uso de um exemplo de campanha de links patrocinados, mas a possibilidade de se ter uma inteligência artificial trabalhando para uma ou várias campanhas de marketing on-line não se restringe apenas ao veículo link patrocinado, mas sim a todos os canais de mídia on-line, como as campanhas de redes sociais, anúncios em vídeo, comparadores de preços, etc.

Nos novos tempos vamos presenciar cada vez mais ações de cross mídia, onde as agencias farão uso da internet como apoio às demais mídias. Gerando assim métricas quanto ao resultado obtido de cada uma das ações, bem como abrindo um canal de comunicação constante do anunciante com seu publico alvo.

De fato a mídia digital veio pra ficar, e com o passar do tempo ela vem ganhando espaço no meio e nos investimentos publicitários dos anunciantes. Em 2010 já representou aproximadamente 10% do bolo publicitário no país, e a tendência é de seguir crescendo.

O importante é que com este novo canal, o anunciante pode e deve ter uma precisão maior nos resultados obtidos com os investimentos em mídia. Isso permite um maior conhecimento do seu publico alvo, bem como maior compreensão do mercado em que atua, trazendo grandes vantagens competitivas.

Lembrando que mensurar é preciso e essencial, mas analisar e reagir com agilidade é o que faz com que todo o universo de informações obtidas tenha sentido, caso contrario teremos um universo de informações desnecessárias e obsoletas. É o “retorno sobre informação” gerando melhora nos resultados da sua campanha de marketing.



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Sobre Eric Daniel

Eric Daniel é sócio fundador e Diretor Geral da WebTraffic e um dos responsáveis pela condução da agência. Formado pela primeira turma de MBA em Marketing Digital pela FECAP, Eric atua a mais de 10 anos no mercado digital. Apaixonado por aviação, tecnologia e inovação, sempre busca por esses meios maximizar a performance das campanhas publicitárias na internet, unindo criatividade e conhecimento técnico na realização de diversos projetos para empresas como MercadoLivre, Marisa, Mmartan, Whirpool, Itaú, Terra, Avon, Embratel, MasterCard, CompraFácil, Extra.com, Nissan, Honda, Philips, Samsung, entre outras.

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