Todo site precisa ter uma ação que deseja que os usuários realizem. Entretanto, muito se discute sobre a melhor forma de estimular os usuários a agir, ou como criar um call to action eficiente. Pensando nisso o blog gringo Boagworld fez um post com dez dicas muito interessantes sobre o assunto.

Veja elas abaixo:

1- Estabeleça as bases

Antes de o usuário realizar uma ação, ele precisa reconhecer uma necessidade. Apresente um problema e em seguida o produto que o resolve (como os infomerciais da televisão mesmo). Também comunique os benefícios de se responder a aquele call to action.

2- Ofereça um “algo a mais”

Às vezes você vai precisar de um algo a mais para encorajar o usuário a completar a ação. Os incentivos podem incluir descontos, algum tipo de exclusividade ou até mesmo brindes. Um bom exemplo foi a campanha do presidente Barack Obama, onde o usuário que doasse mais de 30 dólares ganhava uma camiseta.

3- Tenha um número pequeno de ações diferentes

Mantenha o foco em seus call to action. Muitas chamadas diferentes deixam o usuário confuso. Pesquisas em supermercados mostram que clientes apresentados com muitas variedades de produtos têm uma chance menor de realizar uma compra.

Reduzindo o número de escolhas que o usuário deve fazer, você diminui a rejeição de seu site. O ideal é guiar o usuário pelo site, passo a passo.

O número de chamadas apropriadas varia de site para site, mas o que importa mais do que a quantidade, é a distinção entre elas. Use calls to action claros e no momento certo da navegação. Evite deixar o usuário pensando “o que eu devo fazer primeiro?”. Se você deseja que ele realize duas ações, pense em qual deve ser realizada primeiro, e qual pode ser apresentada em um momento posterior.

4- Use imperativo e urgência

Um bom call to action deve dizer com clareza o que você deseja que o usuário faça. Use palavras no imperativo como:

Compre / Ligue / Preencha / Doe

Também é interessante associar estas palavras a frases que criem um senso de urgência no visitante, como:

Ofertas válidas até 20 de junho / Promoção por tempo limitado / Peça agora e ganhe um brinde.

5- Atente para a melhor posição

Este é um fator extremamente importante para um bom call to action. Pense que a posição central no alto da página é a melhor, mas isso também deve ser pensado a cada caso, levando em conta as informações que você vai oferecer antes do call to action.

6- Use espaço em branco

Tão importante quanto a posição de seu botão call to action, é o espaço ao seu redor. Quanto mais espaço ao seu redor, mais a atenção será direcionada para ele. Se você poluir muito o espaço em volta do botão, ele pode ficar perdido em meio ao conteúdo da página.

7- Use uma cor diferente

A cor é uma forma muito eficiente de se trazer atenção para os elementos na página, especialmente se a paleta do site for relativamente limitada. Escolha uma cor que se destaque do restante para fazer seu botão saltar aos olhos do usuário. Entretanto não confie apenas na cor para chamar a atenção, pois um número significativo de pessoas na sociedade possui algum nível de dificuldade para distinguir cores.

8- Faça grande

Apesar de o posicionamento, a cor e o espaço em branco serem fundamentais para se chamar a atenção para um botão call to action, é inegável que o tamanho possui a sua importância. Quanto maior o seu call to action, maior a chance de ele ser notado.

9- Tenha um call to action em cada página

O call to action não deve se limitar apenas à homepage. Cada página de seu site deve conter alguma chamada, que guie o usuário pelo seu site. Se o visitante chega a uma página sem saída, pode deixar seu site sem realizar a ação que você deseja. Ela também não precisa ser a mesma para todas as páginas. Você pode elaborar ações menores que levem o usuário ao seu objetivo final.

10- Leve a ação adiante

Para terminar, pense no que vai acontecer quando o usuário responder à sua ação. O restante do processo deve ser tão bem planejado quanto o próprio call to action. Uma boa dica: se você precisa que o usuário forneça dados pessoais, resista à tentação de pedir informações desnecessárias.

Profissionais de marketing adoram acumular informações demográficas sobre seu público. Apesar da importância disso, sempre traz o perigo de os usuários abandonarem o processo.

Concluindo, um bom call to action é fundamental para o sucesso do seu site, e envolve um alinhamento das melhores práticas em usabilidade, design visual criativo, e um bom web writing. Também permite um real mensuração do retorno sobre o investimento, que é cada vez mais exigido pelas empresas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre WebTraffic

Somos uma Agência Digital Full Service com dez anos de atuação no mercado e pioneira em Marketing Digital no Brasil. Planejamos, implementamos e executamos ações completas para a internet com foco em performance e resultados. Links Patrocinados, Desenvolvimento Web, E-Mail Marketing entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.